1ª Olímpiada Nacional de Filosofia recebe mais de 560 inscrições; UFSM será sede da etapa final

1ª Olímpiada Nacional de Filosofia recebe mais de 560 inscrições; UFSM será sede da etapa final

Foto: Beto Albert (Diário)

A 1ª edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), recebeu, ao total, 566 inscrições de estudantes de escolas públicas e particulares. Um projeto de extensão da UFSM é responsável por promover o evento, contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A primeira etapa da olimpíada, de caráter regional, ocorre no dia 28 de junho, às 14h, na qual os alunos participantes terão de escrever um ensaio a partir de quatro temas sugeridos no início do teste. Os 10 participantes mais bem colocados de cada região do Brasil – ou seja, 50 finalistas ao todo, acompanhados de seus professores de filosofia – irão até a UFSM, entre os dias 17 e 20 de outubro, para disputar a etapa final.


Os competidores da Onfil terão quatro horas para escrever o ensaio, sem limite de tamanho, em um computador sem acesso à internet. Quando concluídos, os textos vão passar pela avaliação de jurados, em duas rodadas. O mesmo procedimento valerá para a final, na UFSM. 


A etapa final, porém, não vai consistir apenas na realização da prova, pois os estudantes finalistas e seus professores terão a oportunidade de participar de uma programação acadêmica, social e cultural que está sendo elaborada pela organização da Onfil. A equipe organizadora da olimpíada conta também com a participação de bolsista dos cursos de Filosofia da UFSM. Além disso, na condição de coordenadores regionais e estaduais, ou como jurados, colaboram professores de várias instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.


Na etapa final, os estudantes finalistas e seus professores não terão custos de hospedagem e alimentação. O único custo com o qual terão de arcar será a viagem até Santa Maria. Nesse sentido, será concedida ajuda de custo para até quatro estudantes de escolas públicas por região. 


Haverá ainda a concessão de 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas medalhistas na etapa regional da Onfil. Outra ação planejada é a doação, pelos participantes, de livros de literatura e filosofia, que serão distribuídos para escolas da região central do Rio Grande do Sul, principalmente as que atendem comunidades atingidas pelas fortes chuvas e inundações das últimas semanas.


O projeto de extensão da Onfil inclusive faz parte do programa UFSM Solidária e Cidadã, que reúne ações voltadas ao enfrentamento da situação de calamidade pública no estado. Na UFSM, a Onfil conta também com o apoio das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (PRE), bem como do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e do Departamento de Filosofia.


Outras informações sobre a Onfil constam na página www.ufsm.br/onfilbr.


*Com informações da UFSM.


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN abre inscrições para vagas remanescentes do Programa Professor do Amanhã Anterior

UFN abre inscrições para vagas remanescentes do Programa Professor do Amanhã

Cerca de mil candidatos realizaram o Vestibular de Inverno da UFN Próximo

Cerca de mil candidatos realizaram o Vestibular de Inverno da UFN

Educação